10 atividades do ecoturismo que ajudam a aliviar o estresse do dia a dia

Tirolesa: Aliviando o estresse

O ecoturismo é uma atividade turística que tem o objetivo de fazer com que os participantes interajam com o ecossistema em que ela é realizada. Para que a atividade seja considerada ecoturismo, ela deve garantir a conservação do meio ambiente, estimular a educação ambiental dos participantes e gerar contrapartidas para a comunidade local.

O ecoturismo é a atividade turística que mais cresce do setor, pois alia os benefícios de uma atividade física e cultural, com a integração com a natureza e a preservação local. Além disso, o ecoturismo, também chamado de turismo ecológico ou de aventura, é uma atividade excelente para combater o estresse gerado pela rotina agitada de todos que vivem e trabalham nas grandes cidades.

A prática pode englobar uma série de atividades diferentes, para todos os gostos e idades. Para escolher qual a melhor ativdade para você e sua família, descrevemos abaixo as 10 principais atividades do ecoturismo. Confira:

1. Tirolesa

A tirolesa é uma atividade onde o participante faz a travessia de um vale, um lago ou um rio, preso em uma cadeira que desliza por uma corda, presa há muitos metros de altura. O deslizamento acontece por meio de roldanas e é o próprio peso do participante que faz a cadeira deslizar. A tirolesa não exige conhecimento prévio e nem técnica, pois é uma atividade passiva onde o participante apenas curte o visual enquanto desliza e aproveita a sensação de pleno voo. Por isso, pode ser aproveitado por pessoas de todas as idades e é bastante emocionante. Aproveite a atividade para curtir paisagens incríveis de cima de uma posição super privilegiada e esqueça os problemas do dia a dia.

Conheça mais sobre a atividade da tirolesa entrando em nosso site!

2. Cavalgada

A cavalgada pode ser um passeio diferente e bastante relaxante. O participante conhece lugares lindos sem se sentir exausto com a trilha, consegue aproveitar a paisagem de lugares que seriam de difícil acesso, e ainda ganha a chance de se familiarizar com um animal maravilhoso que é o cavalo. Todos os animais usados nesse tipo de atividade são mansos e calmos, e estão habituados com participantes sem prática no manejo. Além disso, a cavalgada normalmente é feita em grupo, o que torna o passeio ainda mais divertido

3. Passeios a pé

Fazer passeios a pé em meio a natureza pode ser uma atividade maravilhosa para toda a família. É possível escolher passeios tranquilos, com paisagens exuberantes e fáceis de serem feitos por pessoas de todas as idades ou trajetos mais difíceis com caminhadas de dificuldade mais elevada. Os passeios são ótimos para aliviar o estresse, uma vez que os participantes curtem a natureza enquanto praticam exercícios físicos de leve a moderada intensidade.

4. Boia-cross

O boia-cross é uma atividade em que os participantes descem um rio em boias individuais, num percurso pré-definido. Partes do trajeto são de águas calmas e você pode aproveitar para relaxar e observar a paisagem, enquanto outras, mais agitadas, fazem o participante enfrentar quedas d’águas, corredeiras e até cachoeiras.

5. Cicloturismo

A ideia do cicloturismo é viajar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Além de uma forma bastante legal de reduzir os custos de uma viagem, você consegue aproveitar uma parte dela que é bastante subestimada: o trajeto. Muitas estradas e trilhas brasileiras são conhecidas por serem lindíssimas, e encantarem os viajantes tanto quanto seu destino final. Além disso, é uma ótima forma de se manter em forma, mesmo nas férias e nos finais de semana.

6. Trekking

A diferença do trekking e dos passeios a pé é que essa atividade engloba passeios que duram mais de um dia, ou seja, inclui uma noite no meio da natureza. Na mochila, os participantes levam sacos de dormir, comida, água e um kit de emergência. É preciso atenção para apenas realizar as atividades em locais conhecidos e já mapeados, que possuem suporte de bombeiros ou guias. O trekking é uma atividade incrível, já que o participante consegue fazer uma imersão total na natureza, deixando para trás todas as preocupações rotineiras.

7. Parapente

O parapente é uma modalidade de voo livre bem parecido com um paraquedas, no entanto, o participante pode controlar a direção em que voa e a duração do voo. Existe um outro tipo de parapente, chamado de paramotor, onde é colocado um motor para manter o aparelho no ar por mais tempo. O parapente voa em média a 37km/h e a exigência é que o participante pese, no mínimo, 50kg. Voar de parapente é uma experiência inesquecível para todos que a praticam.

Saiba mais sobre a experiência incrível de voar de parapente em nosso site!

8. Asa-delta

A asa-delta também é um estilo de voo livre, onde o participante é atrelado à uma estrutura rígida feita de tubos de alumínio presa a uma vela feita de tecido num formato semelhante a um triângulo. O formato aerodinâmico da asa-delta permite sua sustentação no ar, fazendo o participante ter uma maravilhosa sensação de planar.

9. Balonismo

O balonismo é uma atividade praticada com um balão de ar quente. Os participantes voam em uma cesta atrelada ao balão, e podem aproveitar para se deslumbrar com a vista das paisagens por onde passam. O balão é controlado por um guia que determina a quantidade de ar quente dentro do balão e, com isso, a altitude do voo.

Quer saber mais sobre o balonismo? Entre em nosso site e tire suas dúvidas!

10. Rafting

O rafting é uma atividade em que os participantes montam um grupo para descer corredeiras utilizando um bote inflável. O passeio se divide em dois momentos: em águas calmas os participantes devem remar para dar velocidade ao bote, enquanto nas quedas eles devem colocar os remos dentro do bote e se manter na posição de segurança. O rafting pode ser feito por pessoas de qualquer idade, com ou sem experiência. Ótima opção para quem quer relaxar no final de semana e voltar na segunda-feira com as baterias recarregadas!