Você se considera um viciado em adrenalina? A adrenalina é um hormônio secretado pelo corpo, mais especificamente por uma glândula chamada de suprarrenal. É ela que nos ajuda a reagir rapidamente quando, por exemplo, estamos expostos a uma situação de risco. Quando produzida, a adrenalina estimula o cérebro a reagir, aumenta a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Se você gosta de sentir essa emoção e aquele famoso frio na barriga, veja a lista de atividades para os viciados em adrenalina que separamos para você!
Atividades para os viciados em adrenalina!
1 – Trekking
É um dos esportes de aventura mais baratos, pois você precisará de coisas básicas como tênis, lanterna para caminhadas à noite e roupas leves. Também é indicado ter material de primeiros socorros dentro da mochila. A atividade consiste em caminhar por trilhas no meio da mata ou ao redor de montanhas. Para os que gostam mesmo de se aventurar, é possível fazer caminhadas de vários dias com direito até a acampamento.
2 – Caving
Explorar cavernas também é pura adrenalina. A atividade, que combina ciência e esporte, pode ser realizada em diversos lugares do Brasil, que conta com mais de 3000 cavernas. Um lugar bem interessante para realizar esse tipo de esporte radical é no Petar, que fica no Vale do Ribeira, em São Paulo. Você pode aproveitar para aprender mais sobre a geografia, a biologia e a geologia do local. Porém, essas atividades não devem ser feitas sem um guia que conheça o lugar, já que as cavernas, além de fascinantes, são locais propícios a acidentes.
3 – Rapel
O rapel é um esporte para quem gosta de desafios. É o seu caso? A experiência é ideal para quem gostaria de experimentar uma atividade nova e sentir a adrenalina que a atividade proporciona. Podendo ser praticada em uma tarde, o rapel permite entrar em contato com a natureza e é indicado para qualquer pessoa, não sendo necessário ter experiência prévia e preparo físico. A única exigência é o acompanhamento de profissionais experientes e o uso de equipamentos de proteção.
4 – Rafting
Gosta de água? Então o rafting pode ser o esporte ideal para você. Nele, você vai encarar as correntezas de um rio dentro de um bote com no mínimo 5 e no máximo 7 pessoas dispostas a remarem muito. Há corredeiras das mais diversas intensidades, ou seja, tem aventura para todos os gostos. A atividade é ideal para fortalecer os braços e se divertir muito!
5 – Acquaride
Também conhecida como boia cross, consiste em descer corredeiras usando apenas uma boia com alças. Você deve ficar sentado ou de bruços sobre a boia e, diferentemente do rafiting, nesse esporte é só você e o seu equipamento. Diversão e adrenalina juntas!
6 – Mountain bike
Pegar uma bicicleta e sair pelas ciclovias pode não ser tão interessante, mas encarar trilhas no meio da mata é! Há diversos lugares onde você pode se aventurar e dar grandes saltos no meio da floresta com a sua bike. Além da adrenalina, esse esporte é ótimo para perda de peso, fortalecimento muscular e melhora do metabolismo. Por isso, prepare-se e pedale muito, mas não se esqueça de usar equipamentos de segurança como capacete.
7 – Balonismo
Já pensou em passear de balão e ver o mundo lá do alto? O balonismo está crescendo bastante no Brasil e você já consegue encontrar essa atividade em vários lugares como, por exemplo, a cidade de Campinas, onde é possível voar no início da manhã e deslumbrar-se com belas paisagens. A adrenalina é garantida nessa atividade.
8 – Paraquedismo
Claro que o paraquedismo tinha que estar na nossa lista. A atividade conta com 15 minutos de voo, 50 segundos de queda livre no ar e 5 minutos descendo de paraquedas. É pura adrenalina. Uma das cidades mais famosas para esse tipo de atividade é Boituva, no interior paulista.
9- Kitesurfe
Um tipo de pipa presa à cintua do praticante ajuda a impulsioná-lo na prancha de surf. Graças ao vento, é possível fazer acrobacias no ar ou surfar. É adrenalina na certa!
10 – Street Luge
Para finalizar, essa aventura que pode ser feita usando um skate gigante. Deitado ou de costas sobre ele, a pessoa desliza em uma corrida ladeira abaixo em alta velocidade. É preciso usar equipamento de segurança como capacete e roupa apropriada para evitar ferimentos.
Você já praticou algum desses esportes? Conte a sua experiência pra gente nos comentários!