Se alguém perguntar qual é o seu próximo destino de viagem, provavelmente você vai responder que é o nordeste brasileiro, algum país vizinho ou uma badalada capital da Europa. É que na maioria das vezes, associamos a palavra “viagem” a um grande planejamento e gastos ainda maiores com deslocamento, hospedagem e alimentação.
No entanto, ser um viajante tem muito mais a ver com o modo como enxergamos o mundo do que com a quantidade de lugares que já visitamos. Então, que tal dar uma de turista na cidade onde você e procurar opções de lazer por aí? Provavelmente ela tem muito mais a oferecer do que você imagina. Deixe a sua rotina de lado e venha com a gente que explicamos como fazer isso!
1 – Pense fora da caixa
Tente enxergar sua cidade com os olhos de alguém que está simplesmente de passagem e pensar em atividades que você não costuma fazer no seu cotidiano. Faça uma trilha, pratique esportes, visite uma feira, explore um museu, descubra uma praia deserta, acampe ou simplesmente tire uma tarde para caminhar por bairros que você não conhece muito bem.
2 – Busque referências
Converse com os seus amigos e descubra quais são as opções de lazer preferidas deles. Procure sites dedicados às atrações da sua cidade; em Campinas, por exemplo, você pode contar com o Aventurando. Também vale comprar um guia turístico tradicional ou acompanhar os jornais locais para descobrir quais são as novidades. Por fim, tente imaginar o que você apresentaria a alguém de fora.
3 – Monte o seu roteiro
Defina as opções de lazer que você quer visitar, quanto tempo precisa para isso e faça uma pesquisa mais profunda sobre eles. Descubra com antecedência qual é a história por trás de cada um, qual é o melhor caminho para chegar até eles e, se for o caso, quanto custam os ingressos ou se existe algum tipo de recomendação que precisa ser seguida.
4 – Explore o centro histórico
Toda cidade brasileira – das mais antigas às mais jovens – se desenvolveu a partir de uma igreja. Este é um traço típico da colonização portuguesa e ele pode ajudar bastante na hora da definição do seu roteiro. Visite os edifícios, museus e mercados do centro histórico da sua cidade, pois certamente eles têm muito a contar!
5 – Prove as comidas típicas
Não deixe de incluir um pouco da gastronomia local no seu roteiro. Descubra quais são os melhores restaurantes típicos da sua cidade, escolha um deles e peça o prato mais tradicional que encontrar no cardápio. Outra possibilidade é experimentar os quitutes vendidos em feiras ou nas barraquinhas de rua que você encontrar pelo caminho.
6 – Visite as cidades próximas
Se a sua cidade não conta com muitas opções de lazer, olhe com carinho para as cidades vizinhas. Certamente há alguma beleza natural, uma pousada bacana ou mesmo uma cidade maior que mereça a sua visita. O importante é alimentar a curiosidade pelo novo e se desfazer da ideia de que é necessário gastar muito para fazer programas legais.
7 – Tire muitas fotos
Sem dúvidas, a fotografia é a melhor forma de treinar o olhar que existe. Por isso, não deixe de levar sua máquina fotográfica com você quando sair para explorar a cidade. Experimente composições, capriche nos ângulos e não deixe de tirar aquela bela selfie em frente ao ponto turístico mais famoso. Dê uma de turista mesmo!
Você já saiu para a explorar as opções de lazer da sua cidade alguma vez? Como foi essa experiência? Conte para a gente nos comentários!