Como tirar o melhor proveito das viagens de ecoturismo em família

Faltando apenas alguns dias para as férias, é chegada a hora de preparar a viagem em família. No post de hoje separamos algumas ideias para que você possa aproveitar a natureza e as belezas do local escolhido, tirando proveito do melhor das viagens de ecoturismo em família! Confira!

Como tirar o melhor proveito das viagens de ecoturismo em família

Ideias de ecoturismo

Existem excelentes opções para aproveitar o ecoturismo de uma região. Elas atendem tanto os apreciadores de aventura (que preferem fazer rafting, por exemplo), quanto os mais calmos, que gostam de estar em contato com a natureza fazendo passeios a pé ou de bicicleta. Outras sugestões para toda a família são arvorismo, tirolesa, mergulho, passeios em cavernas, rapel e surfe.

Como escolher o local?

Antes de se decidir por um determinado local, confira a estrutura, verifique o número de atividades disponíveis e se elas são adequadas para o clima previsto e para sua família. Escolhendo o destino, é hora de reservar o hotel. É interessante constatar se ele possui opções recreativas para crianças, como parquinho e piscina infantil.

Se você tiver filhos com pouca idade, cheque se o hotel dispõe de cozinha para o preparo de refeições específicas ou se há berço para ele, se necessário. É importante que o hotel ofereça atividades para diferentes faixas etárias, assim seu filho pode aproveitar as dependências enquanto vocês estão hospedados. Mesmo assim, coloque na mala brinquedos, jogos e os filmes preferidos dos pequenos.

Outra providência bacana a ser tomada na escolha de uma atividade de ecoturismo é fechar pacotes que incluem o acompanhamento de um guia. A agência que oferece o serviço precisa ser de confiança, atuante há vários anos no segmento e com equipamentos de qualidade. Isto tudo para garantir a segurança de toda a família enquanto aproveitam o passeio. Confira se a empresa faz parte da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (ABETA), para comprovar sua qualidade.

Cuidando da saúde

Escolhidos o destino e o hotel, é preciso cuidar da saúde de sua família. Especialmente nos pacotes de ecoturismo, é importante que todos levem garrafas d´água e que se mantenham hidratados enquanto praticam as atividades, além de usarem repelentes e protetor solar.

Se o pediatra recomendar algum medicamento específico, não esqueça de levar na mala, como prevenção, para necessidades.

Mantenha também um kit de primeiros socorros com pomadas, curativos, antissépticos, agulha, pinça, caixa de fósforos, etc. Quando sair para trilhas, leve uma mochila contendo agasalho, capa de chuva, boné, toalha, garrafas de água, biscoitos, barras de cereal, frutas, protetor solar e labial, etc.

Quando viajar?

Esta pergunta não é fácil de responder, pois depende do planejamento de cada integrante da família. As crianças tiram férias em julho e em janeiro, mas os pais, nem sempre. Por isto, a decisão sobre quando viajar vai depender da disponibilidade de todos. Mas, para fazer viagens de ecoturismo, algumas regiões do Brasil são mais propícias em determinadas épocas do ano.

Julho, no Pantanal, é a melhor época para se avistar os animais. O tempo seco também favorece as caminhadas e vocês podem se divertir fazendo trilhas. Outras atividades são mais adequadas para o verão, quando o volume de água é maior, como rafting, banhos de cachoeira e cachoeirismo, por exemplo.

Providências importantes

Quais as providências precisam ser tomadas antes e durante a viagem para que todos possam aproveitá-la com segurança?

Verifique se a documentação de seu filho está em dia. É importante que ele tenha carteira de identidade e, em caso de viagens internacionais, o passaporte. Quando chegar ao hotel, deixe no cofre ou em local seguro, carregando consigo somente as cópias, que você fará previamente.

Você tem filhos menores de três anos? É recomendável manter uma rotina na vida dele, mesmo em viagens, por isso escolha locais em que as crianças possam comer e dormir com horários regulares.

Procure saber mais sobre a cidade, o hotel e a agência que você contratou para as atividades de ecoturismo. Você pode conversar com amigos que já frequentaram determinados locais ou pesquisar na internet. Você poderá saber mais sobre o local, sua infraestrutura e as avaliações de outros clientes.

 Você já passou as férias em um local cheio de aventuras e inesquecível? Compartilhe conosco!