Dicas de como viajar barato e viver novas experiências

viajar barato

Todo mundo gosta de viajar. Algumas pessoas mais, algumas menos. Mas é certo que todo mundo já quis, alguma vez na vida, visitar outra cidade, estado ou país. Por mais agradável que seja viver novas experiências, sair da rotina e conhecer gente nova, tudo tem um preço e viagens podem ser extremamente caras. Mas nem sempre.

Hoje em dia, não conhece o mundo quem não quer. Há inúmeras possibilidades que permitem viajar gastando pouco ou nada. Confira as dicas que separamos para viajar barato:

1- Planeje e feche sua viagem com antecedência

Compre a passagens aéreas e faça reservas de hotéis, restaurantes e outros locais que você quer visitar com bastante antecedência. O valor da passagem de avião aumenta muito quanto mais próximo estiver da data da viagem. Programas de milhas também ajudam muito nessas horas, principalmente se você é uma pessoa que viaja com bastante frequência. Se possível, viaje sempre com a mesma companhia para poder aproveitar os benefícios.

2- Viaje fora de época

Se você optar por viajar nos meses de janeiro, julho e dezembro, você pagará mais caro por praticamente tudo, de passagens aéreas à hospedagem e atrações. Além disso, nesses meses, os locais costumam estar bem cheios, e você pode ter que esperar horas para visitar pontos turísticos, entrar em uma loja ou comer em um restaurante, especialmente em épocas de festas, como natal e ano novo.

3- Fique atento ao câmbio

Algumas moedas como o dólar tendem a sofrer instabilidade com frequência, principalmente em tempos de crise econômica. Por isso, não compre a moeda local de uma vez só, ainda mais se você estiver no aeroporto ou em estações rodoviárias e de trem, pois, nesses locais, a taxa de câmbio é absurda.

4- Procure alternativas de hospedagem

Essa é a dica mais importante para quem quer viajar gastando pouco. Hotéis e pousadas podem ser muito caros e, nem sempre, são a melhor opção, especialmente para quem viaja sozinho. Hoje em dia, há diversas alternativas que pesam menos no bolso.

Hostels não são muito populares no Brasil, mas, no exterior, muita gente opta por eles. Você pode escolher um quarto individual, um quarto para a família ou dividir um quarto com desconhecidos. Os hostels geralmente possuem cozinha, wi-fi, área comum e lavanderia, além de outros serviços variados.

Outra alternativa a hotéis é a iniciativa do Couchsurfing. Você se cadastra no site e procura pessoas dispostas a ceder um sofá para você dormir em seu destino.

O Home Exchange (trocacasa.com) é outro site super legal no qual você pode trocar de casa temporariamente com outra pessoa de qualquer lugar do mundo. Vocês podem realizar a troca simultaneamente ou combinar a melhor época para cada um ir.

5- Use transporte coletivo

Ficar pagando táxi toda vez que você quiser sair encarece muito o custo da sua viagem. Use e abuse do trem, metrô, ônibus e dos seus pés. Algumas cidades possuem passes mais baratos para turistas. Se o tempo permitir, bicicletas também são uma boa pedida.

E aí, está esperando o quê para pegar suas coisas e viajar barato pelo mundo?