Esportes Radicais que você pode praticar com segurança

Esportes Radicais

Esportes radicais sempre existiram, e a procura por eles tem crescido nos últimos anos. Cada vez mais pessoas procuram agências que realizam esse tipo de esporte e suas idades variam bastante. Mas, por que a prática de esportes radicais é tão prazerosa?

Quando sentimos medo e euforia, nosso organismo libera um hormônio chamado adrenalina, que atua como uma forma de defesa em situações de risco. Para os praticantes de esportes como salto de paraquedas, rafting e bungee jump, o sentimento de desafiar os riscos apresentados e passar por cima de seus medos e inseguranças causa uma sensação de prazer que é resultado da combinação da adrenalina com outro hormônio chamado noradrenalina.

No entanto, os praticantes de esportes radicais apenas alcançam esse prazer porque sabem o que fazer nessas situações e estão bem preparados para imprevistos. Caso contrário, a adrenalina seria produzida em quantidade exagerada, fazendo com que eles simplesmente congelassem.

Abaixo, estão listados alguns esportes radicais que levam a produção de adrenalina lá pra cima.

1- Salto de Paraquedas

O salto é realizado de um avião em movimento, do qual as pessoas caem vários pés em queda livre. Apenas após quase um minuto, o paraquedas é aberto e o praticante chega ao solo em segurança. O paraquedismo é praticado com um instrutor que está apto a agir em situações de emergência.

2- Parapente

O voo duplo de Parapente consiste em um voo livre no qual quem controla a direção a ser seguida é o parapentista. Esse esporte depende bastante do vento e pode ser praticado por horas a fio. A atividade é realizada com o acompanhamento de um instrutor.

3- Asa Delta

Muito presente no Rio de Janeiro, a asa delta é construída de barras de alumínio e uma vela feita de tecidos, que dá sustentação no ar. Junto com um instrutor certificado, você pula de um local bem alto, geralmente um morro, e voa por belíssimas paisagens.

4- Rafting

O rafting é a descida de um rio violento em cima de um bote inflável com cerca de oito pessoas e o instrutor certificado. Há um treinamento em águas calmas antes de se iniciar a atividade, no qual o instrutor passa todas as informações de segurança necessárias.

5- Bungee Jump

Considerado por muitos o esporte mais radical de todos, o bungee jump é a realização de um salto de uma estrutura alta, no qual o praticante é amarrado pelos pés ou pela cintura em uma corda elástica, que o puxa para cima e para baixo. Instrutores acompanham o processo do início ao fim, mas o salto é realizado individualmente.

Os esportes radicais acima citados podem ser praticados por maiores de 18 anos (menores apenas acompanhados de pais ou responsáveis ou com autorização). Não há idade máxima para a prática. Há contraindicações para pessoas com problemas cardíacos e respiratórios, gestantes, pessoas que têm medo de altura ou que possuam síndrome do pânico.