Quem frequenta o novo aeroporto de Campinas, localizado há, aproximadamente, 95 quilômetros de São Paulo, atualmente, ainda tem na memória a estrutura antiga (que, na verdade ainda é utilizada para alguns voos) que o terminal possuía para atender a demanda de voos do aeroporto. Mas o fato é que a renovação trazida pela iniciativa privada após a privatização do terminal de Viracopos é fundamental para alavancar de vez a posição deste aeródromo na aviação brasileira e para o turismo na região do interior paulista.
Para quem tem memória curta, o aeroporto de Campinas foi criado para servir de alternativa ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para receber voos internacionais, já que possui pista suficiente para os grandes aviões que realizam estas rotas. No entanto, com a construção do aeroporto de Guarulhos, seu uso passou ao segundo plano pelas companhias e só foi retomado de vez com a chegada da Azul Linhas Aéreas ao local. Hoje, volta a receber voos internacionais com regularidade e planeja ser o maior aeroporto da América Latina no longo prazo.
O Aeroporto de Campinas e os números
Viracopos é um aeroporto com grandes proporções. Além de ser o segundo principal centro de distribuição de cargas do País, o aeroporto de Campinas agora tende a receber cada vez mais voos comerciais de passageiros. Ao fim da expansão da estrutura de Viracopos, esse aeroporto será capaz de receber mais de 61 milhões de passageiros ao ano. E a tendência é essa mesmo. Veja:
– O aeroporto possui localização estratégica, próxima às principais rodovias que levam os paulistas para o interior do estado, para a capital, para Minas Gerais e para a região sul do Brasil;
(espaço para o mapa)
– Mais de 200 mil metros quadrados se forem somados os dois terminais;
– Pista de 3240 metros de comprimento por 45 metros de largura (o projeto de expansão compreende a construção de novas pistas);
– Mais de 7000 vagas de estacionamento;
– Capacidade de estacionamento de aeronaves: 32, sendo 11 posições para aeronaves de grande porte;
– Movimentação de passageiros em 2014: aproximadamente 9,8 milhões de passageiros.
O Aeroporto de Campinas e o turismo
A expansão e a modernização do aeroporto de Campinas faz com que o turismo do interior de São Paulo seja ampliado. Com uma malha de voos mais robusta, mais pessoas podem visitar o estado e mais opções de turismo os visitantes ganham, já que a demanda aumenta consideravelmente.
Dentre as opções de turismo mais interessantes para Campinas e região estão os passeios da Aventurando: passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna, passeio de quadriciclo em Campinas e passeio de balão em Campinas. Além destes, outros passeios poderão ser melhor aproveitados por todos os turistas que chegam em Campinas por meio do terminal de Viracopos.
Se você deseja saber mais sobre o aeroporto de Campinas e sobre o projeto de expansão do aeroporto, visite o site www.viracopos.com ou o site www.viracopos.com/novo-terminal/. Assim, você fica por dentro de tudo que acontece no aeroporto e sabe todos os projetos que a iniciativa privada tem para melhorá-lo.
Posts Relacionados:
Nenhum post relacionado.