O turismo de aventura nada mais é do que a prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.
As atividades ao ar livre estão caindo no gosto popular e conquistam aqueles que querem levar uma vida mais leve, saudável e divertida com uma bela paisagem de fundo, além de adquirir experiências incríveis e inesquecíveis.
Para quem quer começar a praticar turismo de aventura nas férias, mas não tem a menor ideia de onde ir, a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) ajuda a descobrir as melhores opções, e como chegar até elas.
Veja algumas atividades que fazem parte do turismo de aventura:
Arvorismo
Se passear por entre as matas, fazendo trilhas e em contato direto com a fauna e flora já é incrível, então imagina ter uma vista do alto de toda essa beleza natural praticando atividades físicas?
O arvorismo proporciona esta experiência com um percurso montado nas alturas, instalado no topo das árvores, com pontes de madeira ligadas por cordas.
A atividade exige equilíbrio, mas pode ser praticada por pessoas de todas as idades e que queiram se aventurar. O uso de equipamentos de segurança é primordial, evitando as quedas e lesões.
Que tal praticar em Campinas? O circuito de arvorismo conta com 15 estações, vários obstáculos como falsa baiana e ponte nepalesa.
Escalada
Escalar montanhas, rochas, paredes com o seu próprio esforço é uma atividade que atrai muitas pessoas. A Via dos Italianos no Pão de açúcar, situado no Rio de Janeiro é destino de diversos adeptos da prática, que não abrem mão de uma paisagem incrível.
Situada no estado da Bahia, a Chapa Diamantina também é cenário para a escalada, onde amadores e profissionais se encontram para contemplar a paisagem e aproveitar bons momentos.
Canoagem
Seja em águas calmas ou agitadas, vencer as ondas ou as corredeiras é o objetivo da canoagem, que é praticada em grupo ou individualmente. As canoas usadas podem ser abertas ou fechadas e é importante frisar a necessidade do uso de coletes salva vidas.
Paraquedismo
O paraquedismo é uma verdadeira aventura e requer coragem. Amadores precisam saltar acompanhados de profissionais. Ver a cidade do alto é uma experiência inesquecível e quem salta uma vez não quer mais parar.
Em Boituva, São Paulo, considerado o maior centro de paraquedismo do país, encontram-se o maior número de instrutores, escolas e aeronaves, prontos para oferecer o melhor do esporte.
Mergulho
Ter contato direto com a fauna e flora aquática é uma experiência para nunca mais se esquecer, e o mergulho proporciona isso.
Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, são alguns locais onde essa prática pode ser feita e o praticante é contemplado com incríveis paisagens, recifes de corais, golfinhos, peixes das mais variadas cores e muita riqueza natural.
Adultos e crianças podem praticar o mergulho, precisando apenas fazer um treinamento e utilizar equipamentos de segurança.
Rafting
Descer rios e encarar corredeiras em botes infláveis é uma aventura inesquecível. O Rafting encanta quem gosta de adrenalina e esportes em equipe. Toda saída deve ser feita com equipamento de segurança e instrutor.
Se animou? Então aproveite para conhecer um pouco mais do que o Aventurando preparou para você.