Como diz Jorge Bem Jor, o Brasil é um país “abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza!”. E com a grande extensão dessa terra maravilhosa, o que mais se encontra é o verde da mata, o amarelo do Sol, o azul do céu e o branco das estrelas e o luar. Com tanto lugar bonito em nosso país, o que não falta é lugar para esportes radicais. De norte ao sul, sempre vai existir um convite para aumentar a adrenalina, dar aquele friozinho na barriga e sair da rotina de uma forma muito intensa. Embarque nessa aventura e confira 10 lugares para praticar esportes radicais.
1. Jericoacoara – CE
Para quem gosta de praticar kitesurf e windsurf, Jericoacoara, situada a 300 Km de Fortaleza, é um dos melhores lugares no mundo. Tudo isso porque os ventos chegam a 40 knots, os mais fortes do Brasil. Se essa não for a sua onda, fique sabendo que lá também é possível praticar sandboard, por conta da grande quantidade de dunas de areia.
2. Fernando de Noronha – PE
O arquipélago não é somente o mais lindo parque marinho do Brasil. É considerado um dos melhores lugares do mundo para praticar o mergulho. Com a diversidade de locais para a realização do esporte, qualquer pessoa, desde os inexperientes até os mais entendidos, pode viver essa experiência. A ilha também é um dos melhores lugares para praticar o surf, pois conta com ondas tubulares e águas cristalinas.
3. Chapada dos Veadeiros – GO
Situada no ponto mais alto do planalto central, a chapada abrange cinco municípios e sua altitude ultrapassa os 1600 metros. Um dos esportes mais praticados na região é o cascading, uma espécie de rapel realizado em cachoeiras. Segundo a Nasa, existe uma quantidade muito grande de cristais visíveis, o que permite ser ver, desde a órbita terrestre, vários pontos luminosos.
4. Bonito – MS
O lugar faz jus ao nome. Situada no interior do Mato Grosso do Sul, o destaque esportivo é para a tirolesa. No Abismo de Anhumas, uma caverna gigante com um lago de 80 metros de profundidade, além da tirolesa, também é possível praticar o rapel e passeios de bote.
5. Boituva – SP
Se a sensação de saltar de uma altura de 4 mil metros a mais de 200 quilômetros por hora é seu fraco, Boituva, cidade localizada no interior de Sorocaba, a 120 Km da capital, é o seu lugar. Para completar, é considerada o maior centro de paraquedismo da América Latina.
6. Campinas – SP
Apaixonado pelo céu, mas tem pavor de paraquedas? O interior de São Paulo é uma excelente opção. A cidade de Campinas oferece uma série de voos em balões. Aqui, até o casal mais radical pode participar juntinho. Desde um voo romântico para comemorar datas especiais, até voos mais extremos, onde o balão dá rasante e é possível entrar em contato com a natureza.
7. Rio de Janeiro – RJ
A cidade maravilhosa também chama atenção para os esportes radicais. No Parque Nacional da Tijuca, do alto da Pedra Bonita, o visual é uma atração que inclui o mar, ilhas, florestas e a própria cidade. A pratica do voo livre e parapente é muito procurada no Rio de Janeiro.
8. Florianópolis – SC
Mais conhecida como a ilha da magia, florianópolis é um local que respira esportes radicais e aventura, na ilha existem diversas opções de passeios em terra, água e ar. Atividades como kitesurf, parapente, surf e trilhas estão entre as preferidas da ilha.
9. Paulo Afonso – BA
Lugares altos chamam sua atenção? Gosta de pular e saltar de alturas maiores que muitos prédios? A cidade de Paulo Afonso, na Bahia, é o lugar com mais pontos de bungee jump no Brasil. Se você realmente gosta de sentir essa emoção, existem lugares com até 80 metros de pura queda livre.
10. Brotas – SP
A cidade é o ambiente perfeito para os esportes radicais em São Paulo. Localizada a 240 quilômetros da capital, é possível praticar canonismo, arvorismo, rapel, trekking, e escaladas. Mas o que mais chama a atenção é o rafting, por causa do rio Jacaré Pepira, que possui quedas de até três metros.
Gostou de nossas dicas? Conhece outro lugar irado para prática de esportes radicas? Comente!