Para os amantes da beleza o que vale a pena é uma boa paisagem. E melhor que uma, são várias. O Brasil é enorme e conta com muitos tipos de paisagens. A melhor maneira de apreciá-las é a bordo de um tradicional trem “Maria Fumaça”. Houve uma época em que o transporte no país era por estradas de ferro e não por asfalto, alguns trechos ainda se encontram conservados e podem ser apreciados pelo ponto de vista do turista. Não são os trens de ponta da Europa, nem são os melhores em velocidade, mas contam com o charme do século passado.
Seja no interior de Minas Gerais, onde transborda história, ou no centro do Rio de Janeiro, os passeios que vamos listar valem a pena. Viajar em uma Maria Fumaça é uma experiência imperdível. Se baseie nas informações a seguir:
Trem Maria Fumaça de Campinas (Campinas-SP)
O passeio de trem Maria Fumaça é uma atividade que não pode passar em branco estando em Campinas.
Saindo de Campinas com destino a Jaguariúna (ou vice-versa) o passeio de trem passa por paisagens magníficas através de fazendas de café, áreas de preservação, pontes sobre o Rio Atibaia, Rio Jaguari, estações antigas e muitas outras belezas, onde inclusive foram filmadas várias novelas e filmes
Um belo passeio em um trem histórico, com o famoso apito e a fumaça do motor a vapor passando pela janela
Trem da Vale (Minas Gerais)
O passeio cobre entre Ouro Preto e Mariana, a ferrovia foi recuperada pela Vale do Rio Doce e o trem conta com um vagão panorâmico. Os tickets são revisados por agentes vestidos com o padrão da época, para reforçar o clima. O percurso é de 18 km e o trem tem capacidade para 320 pessoas, divididas em seis vagões.
De São João Del Rei até Tiradentes (Minas Gerais)
O passeio no coração de Minas Gerais percorre um trajeto de 12 km e passa por cidades históricas do estado. Já no embarque é possível viver um pouco do que viveram mineiros de muitas gerações passadas: a estação construída em 1881 mantém o estilo das estações mineiras do século XVIII e início do XIX.
Trem do Vinho (Rio Grande do Sul)
É um trajeto turístico à moda antiga pela serra gaúcha. Antes do trem a vapor os turistas são recepcionados por uma degustação de vinhos e queijos da região. O percurso cobre de Bento Gonsalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, isso em 23 km. Além das paisagens serranas maravilhosas as atrações incluem músicas e danças típicas.
Trem de Atibaia (São Paulo)
O passeio é feito numa locomotiva de 1881 e antes do trajeto os visitantes são convidados a ver o Museu Ferroviário. A estrada de ferro é só dentro de Atibaia, percorrendo 1,3 km.
Percurso dos Imigrantes (São Paulo)
É uma ferrovia que começa e termina no mesmo ponto, na Estação Memorial dos Imigrantes, cobrindo 3 km. A plataforma é ambientada no século XX.
Vitória-Minas (Espírito Santo – MG)
Essa estrada de ferro é administrada também pela Vale do Rio Doce. Ela vai de Belo Horizonte a Vitória, em 664 km. São paisagens belíssimas, entre fazendas, cidades e pequenas comunidades.
Serra da Mantiqueira (Minas Gerais)
Vai da Estação de Passa Quatro até a de Coronel Fulgêncio. Passando por belas mansões de origens portuguesa e francesa, em 12 km. Próximo à estação de Coronel Fulgência há um túnel de quase 1 km de extensão, exatamente onde fica a divisa de Minas com São Paulo. Foi ali, na Revolução Constitucionalista de 1932, que aconteceu um entrave entre paulistas e mineiros.
Passear pelo Brasil é tão importante quanto conhecer a Europa. É muito bom saber mais sobre seu próprio país, além de diversão é conhecimento. Com esses percursos já é possível ter uma boa visão do país.
E você? Já fez algum passeio inesquecível de trem? Comente e compartilhe conosco!